segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Curiosidades do mundo da beleza




Cabelos pintados


Em 1908 foi inventada a primeira coloração capilar, da qual derivam as tinturas. A primeira tentativa bem-sucedida de desenvolver uma tinta para cabelos segura a ser comercializada foi feita em 1909 pelo químico francês Eugène Schueller. Baseando sua fórmula num novo componente químico, a paraphenylenediamine, ele fundou a Fábrica de Tinturas para Cabelos Inofensiva. Um ano depois, Schueller escolheu um nome mais glamoroso para sua empresa: L’Oréal. Sua tintura mais famosa, Imedia, apareceu em 1927.










Bocas coloridas


Em 1915, os primeiros batons, fixados numa base de metal dourada e protegidos por uma tampa, surgiram nos salões de beleza dos EUA










Unhas feitas


O costume de pintar as unhas nasceu na China, no século III a.C. As cores do esmalte indicavam a classe social do indivíduo. Os primeiros eram feitos de goma arábica, clara de ovo, gelatina e cera de abelha. Os reis pintavam as unhas com as cores preta e vermelha, depois substituídas pelo dourado e pelo prateado.










Xampu


O primeiro tipo de detergente que se tornaria o atual xampu foi produzido na Alemanha em 1890. Apenas depois da Primeira Guerra Mundial ele começou a ser oferecido comercialmente como um produto para a limpeza dos cabelos.










Obstáculos dos cosméticos


Uma lei grega do século II proibia que as mulheres escondessem sua verdadeira aparência com maquiagem antes do casamento. A legislação draconiana, adotada pelo Parlamento britânico em 1770, permitia a anulação do casamento se a noiva estivesse de maquiagem, dentadura ou cabelo falso. Nos anos seguintes, no entanto, a maquiagem pesada tomou conta da Inglaterra e da França. Até que a febre passou após a Revolução Francesa. Só se admitia que pessoas mais velhas e artistas de teatro usassem. Em 1880, a maquiagem reconquistou as mulheres e nascia a moderna indústria de cosméticos.










Pó da morte


Os pós faciais, que surgiram em 4 000 a.C. na antiga Grécia, eram perigosos porque tinham uma grande quantidade de chumbo em sua composição e chegaram a causar várias mortes prematuras. O rouge era um pouco mais seguro. Embora fosse feito com amoras e algas marinhas, substâncias naturais, sua cor era extraída do cinabre (sulfeto de mercúrio), um mineral vermelho. O mesmo rouge era usado nos lábios, como batom, onde era mais facilmente ingerido e também causava envenenamento.










Perfume


Em 2900 a.C., os mortos egípcios eram enterrados com jarros de óleo perfumado, cuja natureza ainda é um mistério. Mil anos depois, os egípcios se aventuraram por toda parte em busca de essências. Para perfumar o corpo, os egípcios colocavam uma massa de gordura perfumada no topo da cabeça ou sobre uma peruca. Durante a noite, a gordura dissolvia-se, cobrindo a peruca, as roupas e o corpo com uma camada oleosa bastante perfumada (Agh!). No Império Romano, o perfume também ingerido - puro ou no vinho - para ocultar o mau hálito. A destilação da água de rosas e outros perfumes foi uma descoberta islâmica do século IX. O descobrimento do álcool como veículo para o perfume ocorreu no século XIV. Nem todos os povos da Antiguidade gostavam de perfume. Em 361 a.C., Agesilau, rei de Esparta, baniu o seu uso.










Depilação


A depilação com fins estéticos foi praticada por muitas civilizações. As mulheres gregas, por exemplo, levavam a vaidade ao ponto de arrancar os pêlos pubianos com a mão e queimá-los com uma chama ou com cinzas quentes. Os cremes depilatórios também são conhecidos em todas as épocas. As mulheres árabes preparavam um xarope espesso, feito de partes iguais de açúcar e de suco de limão com água, e o espalhavam sobre a pele, deixando-o secar, para depois extrair os pêlos. A técnica é, no essencial, semelhante à da cera. A depilação com cera é invenção de Peronet, em 1742, na cidade de Paris.










Desodorante


O primeiro desodorante antitranspiração, como conhecemos hoje em dia, foi criado nos Estados Unidos em 1888. Seu nome era Mum.







quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Angel : O Perfume das estrelas

Nas várias pesquisas que foram feitas não parávamos de encontrar um nome em comum: Angel.







A fragrância floral-oriental de Thierry Mugler é usada pelas famosas: Britney Spears, Barbara Walters, Kate Hudson, Renee Zellweger, Paris Hilton, Nelly Furtado, Dita von Teese, Laura Bush e Diana Ross.






Angel é uma fragrância carecterizada pelo contraste de notas suaves e gentis, elegância, sedução e um toque provocativo do humor e sensualidade. Suas notas combinam mel, chocolate, baunilha, caramelo, patchouli e sândalo.






Além de todas essas celebridades que gostam do Angel , vc também gosta? deiche seu comentario.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Um pouco de História dos Perfumes




Arqueólogos descobriram que quase todas as civilizações antigas usavam e produziam perfumes ou óleos perfumados. As fábricas de perfumes que restaram na Mesopotâmia, Egito e Palestina, assim como Roma e Grécia deixaram evidências aos historiadores de como era o processo, os ingredientes e o uso desses óleos e dos perfumes.







As antigas civilizações da Mesopotâmia e do Egito criaram e usaram fragrâncias por costume da sociedade e tradições religiosas. Similar aos tempos modernos, os perfumes eram usados primeiro por aristocratas e depois passavam para as massas. A maior diferença entre a composição nos tempos antigos e a dos perfumes de hoje é a base. Os modernos usam alcool enquanto os antigos usavam óleos. Evidências vindas da arte sugerem que o processo de fabricação de um perfume envolvia aquecer o óleo com plantas adicionando os ingredientes aromáticos.






Os perfumes criados tinham várias utilidades, eram incluidos em propósitos religiosos, embalsamento, assim como em oferendas durante cerimônias religiosas. Era tão comum em propósitos religiosos que quase todos os grandes santuários tinham fabricação própria, numa sala exclusiva para isso. Mulheres da sociedade também usavam perfumes com frequência.






Já na Roma e na Grécia antiga, arte, escavações e escritos mostraram evidências de que perfumes e fragrâncias era muito comuns. Artes desses períodos frequentemente incluíam cenas de mulheres fazendo perfume e também as receitas das suas misturas. As lojas eram geralmente no centro da cidade ou da área de comércio e bastante frequentadas. Em algumas áreas, elas também atuavam como lugares para as pessoas socializarem. Evidências mostram que perfumes com canela e bálsamo da Judéia eram os mais caros. Conforme a moda de criar perfumes foi se espalhando por outras áreas, ingredientes locais foram incorporados. Perfumes se tornaram uma produção regional comum baseada nos recursos (ingredientes) de cada lugar.






Hoje a canela continua sendo um ingrediente popular nas fragrâncias. Alguns dos perfumes com essa nota são:

CH- Carolina Herrera Fem


Hugo Boss EDT Mas

L’eau Dissey EDT Feminino – Issey Miyake


segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Notas e Familias dos Perfumes



Diante de tanta diversidade, pode ser difícil escolher a fragrância que combina melhor com você. Por isso, sabendo algo mais antes da vendedora lhe oferecer uma porção de papeizinhos borrifados, sua chance de acertar na compra aumentará muito. Um perfume é resultado de uma média de 75 a 200 essências. Por essa razão, ele é composto por notas de cabeça, notas de coração e notas de fundo, que é mais ou menos como o cheiro dividido em etapas. Isso porque cada nota tem o seu tempo de evaporação e, portanto, de duração na pele. São elas:



Notas de cabeça: é a primeira impressão que se tem do perfume. Como as moléculas são menores, em menos de três minutos, elas evaporam.


Notas de coração: é o verdadeiro cheiro do perfume e se mantém na pele de cinco a oito horas.


Notas de fundo: as notas que dão corpo ao perfume. Feitas a partir de moléculas mais pesadas, elas são as últimas a irem embora, durando até vinte e quatro horas.










Da mesma família


Quando se fala que uma fragrância é cítrica ou amadeirada, o que se faz é classificá-la em famílias olfativas. A classificação de um perfume é feita de acordo com as notas de coração. E toda a magia a respeito disso decorre porque quando são misturadas duas essências, por exemplo, rosa e jasmim, o resultado será um terceiro aroma, chamado acorde. Existem nove principais famílias olfativas:


Cítrica: fragrância fresca, que leva normalmente ingredientes como limão, laranja, lima e bergamota (uma fruta não comestível). É leve e combina com um perfil esportivo. Talvez seja o cheiro melhor aceito pelo homem, desde a criação do primeiro perfume masculino. Devido a sua rápida evaporação, as fragrâncias cítricas são normalmente usadas nas notas de cabeça -- são o primeiro cheiro percebido pelo olfato, mas também o primeiro a sumir.


Frutas e flores: são fragrâncias frescas, que vão bem durante o dia. As frutas predominantes são o abacaxi, maçã, pêssego e cereja. O lírio, assim como outras flores de aroma suave são as mais utilizadas.


Florais: são perfumes mais românticos e delicados, como jasmim, violeta, gardênia, etc. As notas florais são muitas vezes usadas para notas de coração.


Aldeídos ou sintéticos: este grupo é clean. Sem nenhuma base natural, as essências são produzidas em laboratório. Os aromas aldeídos são suaves e redondos, remetem à limpeza, como a roupa de cama recém-lavada ou o frescor da brisa da praia. Muitas vezes são misturados com especiarias como canela e gengibre.


Chypre: clássico da perfumaria, resulta de um acorde básico de madeira, musgo de carvalho e floral, combinado às vezes com couro ou frutal.


Madeira: notas de madeira são secas, quentes e elegantes. O blend amadeirado é essencialmente masculino. Patchouly, cedro, vetyver e sândalo formam o centro das composições.


Orientais: fragrâncias fortes que combinam com a noite. Harmonizam o calor das especiarias, como cravo, canela e cardamomo, com essência de baunilha e notas balsâmicas e doces.


Animais: facilmente reconhecidas pelo cheiro de almíscar, castóreo ou âmbar, as fragrâncias de animais são hoje produzidas em laboratório.


Fougère e


fougère aromático:


o conceito nasceu de uma estrutura baseada em notas cítricas (de cabeça) e musgo de carvalho com gerânio (notas de coração), resultando num interessante contraste entre leve e quente. A versão aromática é enriquecida com blends herbais como thymo, salvia, menta, lavanda, manjericão e alecrim. São menos voláteis que as fragrâncias cítricas porque unem frescor a caráter.

O que é Tester?




Perfumes Tester


Perfume tester nada mais é que o mesmo perfume que vc compra nas lojas, ele é distribuido pelo fabricante para as lojas, onde os vendedores usam os perfumes testers como amostra nos clientes ou seja aquele perfume que a vendedora da loja passou em você era um perfume tester.



Como os testers visam apenas servir para degustação olfativa nas lojas, a grande maioria dos testers são disponibilizados pelos fabricantes em seu frasco original, porem muitas vezes sem a tampa e sem a caixa, que você esta acostumado a ver, geralmente vem com uma caixa branca com todas as informações do produto. o fabricante fornece sem a tradicional caixa e sem a tampa para reduzir os custos, o que leva o perfume tester a ser um atrativo devido a seu valor reduzido e mesma qualidade na fragrancia. ou seja a fragrancia é a mesma. por isso vale a pena lembrar que o perfume tester tambem é Original, idêntico ao que é apresentado ao consumidor como produto final nas lojas.

Entenda a Concentração (EDT,EDP) dos Perfumes




Entenda a Concentração (EDT,EDP) dos Perfumes



É bem curioso e geralmente nos deixa em dúvida como são colocados a descrição dos perfumes nas embalagens e as vezes isso nos deixa confuso. Os termos mais comuns são Parfum ou Perfume, Eau de Parfum (EDP), Eau de Toilette (EDT) e Eau de Colonia (EDC) e nada mais são do que variações na concentração da fragrância e claro, no preço do produto.

  • Parfum ou Perfume



Possui geralmente de 20% a 40% de fragrância em sua composição é o produto mais caro de comprar e também o menos comum de ser encontrado.


  • Eau de Parfum – EDP

Possui geralmente de 8% a 16% de fragrância em sua composição é um dos produtos mais encontrados nas lojas.


  • Eau de Toilette – EDT

Apresenta de 4% a 8% de fragrância e juntamente com o EDP é um dos mais vendidos, possui preço mais acessível.




Eau de Colónia – o EDC

Praticamente não é encontrado, somente entre marcas mais baratas, pois não dura muito tempo na pele. Possui de 2% a 4% de concentração.