Arqueólogos descobriram que quase todas as civilizações antigas usavam e produziam perfumes ou óleos perfumados. As fábricas de perfumes que restaram na Mesopotâmia, Egito e Palestina, assim como Roma e Grécia deixaram evidências aos historiadores de como era o processo, os ingredientes e o uso desses óleos e dos perfumes.
As antigas civilizações da Mesopotâmia e do Egito criaram e usaram fragrâncias por costume da sociedade e tradições religiosas. Similar aos tempos modernos, os perfumes eram usados primeiro por aristocratas e depois passavam para as massas. A maior diferença entre a composição nos tempos antigos e a dos perfumes de hoje é a base. Os modernos usam alcool enquanto os antigos usavam óleos. Evidências vindas da arte sugerem que o processo de fabricação de um perfume envolvia aquecer o óleo com plantas adicionando os ingredientes aromáticos.
Os perfumes criados tinham várias utilidades, eram incluidos em propósitos religiosos, embalsamento, assim como em oferendas durante cerimônias religiosas. Era tão comum em propósitos religiosos que quase todos os grandes santuários tinham fabricação própria, numa sala exclusiva para isso. Mulheres da sociedade também usavam perfumes com frequência.
Já na Roma e na Grécia antiga, arte, escavações e escritos mostraram evidências de que perfumes e fragrâncias era muito comuns. Artes desses períodos frequentemente incluíam cenas de mulheres fazendo perfume e também as receitas das suas misturas. As lojas eram geralmente no centro da cidade ou da área de comércio e bastante frequentadas. Em algumas áreas, elas também atuavam como lugares para as pessoas socializarem. Evidências mostram que perfumes com canela e bálsamo da Judéia eram os mais caros. Conforme a moda de criar perfumes foi se espalhando por outras áreas, ingredientes locais foram incorporados. Perfumes se tornaram uma produção regional comum baseada nos recursos (ingredientes) de cada lugar.
Hoje a canela continua sendo um ingrediente popular nas fragrâncias. Alguns dos perfumes com essa nota são:
CH- Carolina Herrera Fem
Hugo Boss EDT Mas
L’eau Dissey EDT Feminino – Issey Miyake
Nenhum comentário:
Postar um comentário